Tempo de leitura: 3 minutos
Se você é ligada no mundo das dietas, com certeza já deve ter ouvido falar na dieta do tipo sanguíneo. Mas antes de começar é preciso conhecer bem o que move esse tipo de regime alimentar. Por isso, E aqui neste artigo nós vamos contar tudo que precisa saber para emagrecer com saúde!
A dieta do tipo sanguíneo foi elaborada por Peter D’Adamo, um médico americano que, após estudos, descobriu a relação entre cada grupo sanguíneo e a digestão de determinados alimentos.
Desta forma, ele sugeriu que a alimentação e o estilo de vida devem ser adaptados para cada tipo de sangue. Esse seria um fator determinante para que o corpo:
- tenha uma digestão mais eficiente;
- consiga alcançar o peso ideal mais facilmente;
- tenha mais energia;
- ajude a prevenir doenças;
- possa retardar o processo de envelhecimento.
Parece uma boa proposta, não é mesmo?
A dieta do tipo sanguíneo
Como estudado por seu criador, o tipo sanguíneo apresenta forte influência no funcionamento do organismo, determinando aspectos como:
- eficiência do metabolismo e do sistema imunológico;
- estado emocional;
- personalidade do indivíduo;
- bem-estar;
- perda de peso;
- fortalecimento da saúde.
Por isso, antes de realizar uma mudança de hábitos alimentares é fundamental saber qual é a sua tipagem sanguínea (O, A, B ou AB). E, a partir daí, priorizar os alimentos que combinam com o seu corpo, moderando aqueles que não são tão bem vindos, mantendo o pH mais próximo do alcalino.
Para facilitar a dieta, a seleção dos alimentos é dividida em três grupos, focados na alcalinidade do cardápio.
benéficos: aqueles protetores, que ajudam a perder peso, prevenir e tratar doenças, sendo indispensáveis no cardápio diário.
Neutros: não fazem mal, mas também não ajudam a prevenir doenças. Podem ser consumidos frequentemente, mas com moderação.
Poucos benéficos (ou nocivos): deixam o pH ácido, desequilibrando o organismo, por isso devem ser evitados ao máximo.
Tipos sanguíneos e a alimentação
Sangue tipo O
Considerado o grupo mais antigo, de caçadores, carnívoros com aparelho digestivo forte. Deve priorizar uma dieta rica em proteína animal, diariamente, evitando o desenvolvimento de doenças gástricas, devido a alta produção de suco gástrico.
Sangue tipo A
São considerados os agricultores com tendências vegetarianas. Possuem um aparelho intestinal sensível e maior dificuldade para digestão, por isso devem evitar o consumo de carne vermelha.
Sangue B
O grupo dos nômades. É o único que tolera bem os laticínios em geral e uma dieta mais variada.
Sangue AB
A evolução dos grupos A e B necessita de uma dieta bem equilibrada, contendo um pouco de cada grupo alimentar.
Vantagem x desvantagem
A dieta do tipo sanguíneo é de extremamente fácil de ser entendida e seguida. Basta saber sua tipagem e os alimentos benéficos. Outras vantagens é que não requer uma mudança brusca na alimentação e nem gastos com alimentos especiais.
A desvantagem é que pode ser mais complicada de se manter em família, principalmente se cada membro fizer parte de um grupo diferente.
Agora que você já sabe como funciona a dieta do tipo sanguíneo, está esperando o que para começar?
Veja mais detalhes sobre Controle da ansiedade e compulsão alimentar, clicando na imagem abaixo.