Tempo de leitura: 4 minutos
A Infecção Urinária ou Infecção do Trato Urinário (ITU) pode ocorrer em todas as partes que compõem o sistema urinário,como por exemplo rins, bexiga, ureteres e uretra. Cerca de 30% das mulheres ao longo de sua vida, provavelmente vão apresentar um quadro de infecção urinária, pois as mulheres são mais propícias a apresentarem os sintomas da doença devido à sua anatomia.
A infecção urinária e a gravidez
A doença é tão comum na gravidez quanto nos períodos em que a mulher não está em período de gestação, porém esse tipo de infecção pode ser mais recorrente em mulheres grávidas. Além disso, existe o risco maior da mulher contrair com mais regularidade a pelionefrite, que é uma infecção renal aguda devido às alterações fisiológicas que ocorrem nas vias urinárias durante o período gestacional.
Os sintomas relacionados à ITU nas mulheres gestantes são: dores no baixo ventre que podem vir acompanhadas ou não de dores para urinar. E as complicações relacionadas à pelionefrite podem incluir anemia, sepse e dificuldade para respirar.
O tratamento adequado deve ser avaliado por um obstetra para que nem a gestante e nem o feto corram nenhum tipo de risco.
As causas, os tipos e os sintomas da doença estão relacionados com o tipo e o local onde ocorre a infecção.
A cistite – infecção bacteriana que ocorre na bexiga ou trato urinário inferior. Muitas vezes, ocorre devido à presença de uma bactéria advinda do sistema gastrointestinal denominada Escherichia coli. A relação sexual, também, pode ser uma das responsáveis pela cistite, porém, você não precisa ser uma pessoal sexualmente ativa para contraí-la. Todas as mulheres podem desenvolver um quadro de cistite devido à sua anatomia.
Uretrite – é a infecção ou inflamação do canal da uretra que é o responsável por transportar a urina da bexiga para fora do nosso corpo. A uretrite é proveniente de bactérias advindas do sistema gastrointestinal, mas devido ao fato da uretra na anatomia feminina estar mais próxima da região vaginal, algumas infecções, por exemplo, gonorreia, herpes e clamídia podem levar a um quadro de uretrite.
Pielonefrite – geralmente, essa infecção começa na bexiga ou na uretra e acaba atingindo os dois rins e se não for tratada rapidamente e de forma adequada pode causar danos permanentes aos rins ou mesmo ser fatal.
Infecção nos ureteres – infecção dos canais que levam a urina dos rins até à bexiga.
Causas da infecção urinária
As infecções do sistema urinário, geralmente, acontecem quando as bactérias que invadem esse sistema através da uretra passam a se multiplicar rapidamente na bexiga.
Nesse caso, existem alguns fatores que os especialistas da área da saúde consideram de risco, por exemplo, nas mulheres o caminho que a bactéria precisa percorrer para chegar até à bexiga é menor, pois a uretra feminina é menor que a masculina; vida sexualmente ativa é um dos fatores que facilita a contaminação; o uso de alguns tipos de contraceptivos pode ajudar na proliferação das bactérias; a menopausa; quando o paciente apresenta algum tipo de bloqueio no trato urinário; ter um sistema imune deficiente e o uso de cateter para urinar também aumenta o risco de contaminação.
Sintomas mais comuns: ardência ao urinar; constante vontade de urinar; urina com uma coloração diferente; urina acompanhada de sangue; urina com odor forte; dor pélvica; dor no reto; aumento da frequência de micções; incontinência urinária. Os sintomas podem variar de acordo com o tipo e o grau da infecção.
Quais os exames são feitos para o diagnóstico preciso: exame de urina; cultura de urina; exames de imagem e cistoscopia.
Qual o tratamento?
O tratamento vai variar de paciente para paciente de acordo com o tipo de infecção e com a gravidade e os sintomas relatados pelo indivíduo. Geralmente, os médicos prescrevem antibióticos e analgésicos.
Para evitar e aliviar os sintomas da doença:
- Beba bastante água e muito líquido, sempre.
- Faça atividade física regularmente.
- Vá ao banheiro sempre que tiver vontade.
- Use e abuse do suco de cranberry.
- Faça uso constante dos probióticos.
- Ingira, constantemente, alimentos ricos em Vitamina C.
- Corte os alimentos que causam irritação, como, café, chocolates, chás e refrigerantes.
- Use o calor para aliviar a dor.
- Faça banhos de assento.
- Se beneficie com a homeopatia.
Se mesmo assim as infecções continuarem recorrentes procure um especialista para que ele possa te ajudar e te orientar da melhor forma possível.
Veja mais detalhes sobre Prevenção da Infecção Urinária, clicando na imagem abaixo.