Tempo de leitura: 11 minutos
O orégano, orégão ou ourego (Origanum vulgar) é uma planta longeva, resistente, aromática, com um toque amargo às vezes chamado de manjerona selvagem; de sabor parecido com o da manjerona doce, porém mais forte. Hoje é muito utilizada na cozinha do Mediterrâneo e desde a antiguidade era usada para fins medicinais.
Suas folhas (secas ou frescas) são utilizadas devido o sabor e aroma que dão aos pratos, sendo que as folhas secas são as mais usadas por terem melhor sabor.
Como folha repartida ou triturada, o orégano é um condimento mais conhecido quando se trata de dar aroma e sabor aos pratos. Existem muitos tipos de orégano. Os bons são bastante fortes e chegam a anestesiar a língua.
Conheça o orégano
O orégano tem sua origem na Grécia Antiga, quando Hipócrates, o pai da Medicina, o chamou de Origanun (erva amarga, alegria da montanha). Ele era muito apreciado pelos gregos na forma de óleo para banho, antes de ser utilizado como especiaria. Acreditava-se que o orégano poderia trazer felicidade plena.
Várias espécies do gênero Origanun são nativas do Mediterrâneo e são usadas como tempero.
Na culinária italiana, o orégano é um ingrediente insubstituível. Ele é utilizado em molhos de tomate, na pizza, vegetais, refogados e carne. O caráter da culinária italiana está na junção do orégano com o manjericão.
Na culinária portuguesa, os oréganos são indispensáveis na confecção de caracóis, em saladas de tomate e queijo fresco ou requeijão, e também em um cozido (caldeirada) cujos componentes básicos são diversas variedades de peixe, batata, cebola, tomate e pimentão.
Em menor medida, o orégano aparece também nas cozinhas espanhola, francesa, mexicana e grega.
O orégano também é uma planta medicinal. O chá de orégano é indicado no tratamento de tosse, dor de cabeça de origem nervosa e irritação e também pode ser usado para aliviar enjoo do mar. No alívio das cólicas, a indicação é mastigar algumas folhas frescas de orégano ao longo do dia ou então fazer um chá. Caso não tenha orégano fresco, misture uma colher pequena de orégano a uma xícara de água e leve ao fogo, desligando assim que levantar fervura, abafe por três minutos e tome antes de esfriar.
O orégano é composto quimicamente por taninos, timol, fenóis, origaneno e caneacol. O óleo essencial desta planta possui cervacol, cimeno, linanol e tonino que são substâncias que garantem as propriedades digestivas.
Os benefícios do orégano para a saúde
O orégano é rico em zinco, ferro, magnésio, cálcio e potássio, minerais responsáveis pela saúde dos dentes e do coração. Ele ainda é fonte de ômega 3, essencial para o bom funcionamento do corpo. Essa planta tem propriedades antioxidantes que ajudam a combater doenças degenerativas como Alzheimer. Contém vitaminas A, C, K e complexo B.
Veja alguns dos benefícios do orégano para a saúde e boa forma:
- Ajuda a perder peso
As folhas frescas de orégano são ricas em fibras, que melhoram o funcionamento intestinal e também prolongam a sensação de saciedade.
O óleo de orégano auxilia na perda de peso devido à presença do carvacrol, o composto ativo do orégano que pode prevenir ganho de peso da modulação de alguns genes e da redução da inflamação no tecido adiposo branco. Também pode ajudar a emagrecer de maneira indireta, pois o óleo de orégano possui digestão mais lenta que os carboidratos e proteínas, retardando a absorção dos alimentos e prolongando a sensação de saciedade.
- Auxilia a digestão
Especialmente na forma de óleo, um dos benefícios do orégano é estimular a secreção de bile pelo fígado. A bile facilita a digestão de gorduras, atuando como um purificador e permitindo a absorção de nutrientes.
O orégano também melhora a indigestão, a flatulência e a sensação de distensão abdominal (estufamento) que pode ocorrer após as refeições.
- Excelente Bactericida e Fungicida
Pesquisas confirmam benefícios do orégano no combate a organismos nocivos que causam infecções, como vírus e bactérias. Um estudo recente desenvolvido pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos afirma que o óleo de orégano é capaz de eliminar a Salmonela e a E.coli, duas bactérias associadas a infecções causadas por intoxicação alimentar.
Outra pesquisa analisou a relação entre as propriedades do orégano e organismos potencialmente nocivos à saúde e constatou que tomar 600 mg de óleo de orégano todos os dias pode levar a uma completa eliminação desses agentes.
- É fonte de Antioxidantes
Os principais compostos ativos do orégano atuam como poderosos antioxidantes – ou seja, combatem os radicais livres que podem se formar no corpo a partir de processos metabólicos normais ou por fontes externas, como raios x, ozônio, fumo, poluição do ar e substâncias químicas. Algumas fontes internas e externas de radicais livres são mitocôndria, xantina oxidase, peroxissomos, inflamação, fagocitose, exercício, isquemia, fumaça de cigarro, poluentes do meio ambiente, radiação, várias drogas e pesticidas, solventes industriais e ozônio e contribuem para a prevenção de diversas doenças e também atuam contra o envelhecimento precoce.
O ácido rosmarínico e o timol são dois desses potentes antioxidantes que tornam o orégano um agente com capacidade antioxidante 30 vezes maior que a maçã, 12 vezes maior que a laranja e 4 vezes maior que o mirtilo, esse último uma das frutas mais ricas em antioxidantes que temos à nossa disposição.
- Previne a gripe
Um dos maiores benefícios do orégano é a sua capacidade de fortalecer o sistema imunológico, auxiliando no combate a infecções virais como a gripe. Assim que começar a notar os sinais da infecção misture de 3 a 6 gotas de óleo de orégano com um pouco de água e tome antes das refeições. Repita o tratamento por pelo menos cinco dias.
- Melhora na saúde do coração
Os antioxidantes e o ômega 3 presentes no orégano ajudam a diminuir inflamações e colaboram para a prevenção de doenças do coração.
Outros benefícios do orégano é que ele possui boas quantidades de potássio, um importante nutriente para as células e líquidos corporais. O potássio ajuda a controlar a pressão arterial elevada e batimentos cardíacos acelerados causados pelo consumo excessivo de sódio.
- Regula a menstruação
Além de diminuir as dores causadas pelas cólicas, o consumo regular de orégano também contribui para regular o ciclo menstrual e até mesmo prevenir a menopausa precoce.
- Controla os ataques de asma
As vantagens do orégano para saúde não param por aí. O carvacrol, os terpenos e flavonóides do orégano podem atuar como agentes de purificação do pulmão, limpando o trato respiratório e os tubos branquiais. Durante um ataque de asma, que se caracteriza por dificultar a respiração, tome chá de orégano com mel.
Como tomar orégano para melhorar a asma:
Faça um suco com folhas frescas de orégano e tome uma colher por hora até aliviar a falta de ar ou a tosse crônica.
- Atua na prevenção do câncer
As propriedades do orégano anti-inflamatórias e antibacterianas permitem uma progressão mais lenta de certos tipos de câncer, como o de próstata e o de mama.
Folhas frescas de orégano são ricas em fibras que auxiliam a bile a se ligar a toxinas e facilitar sua eliminação pelo intestino. Isso obriga o organismo a utilizar colesterol para produzir mais sais biliares, o que leva a uma redução dos níveis de colesterol e diminui o risco de câncer de cólon.
Óleo de orégano: porque você deve ter em casa
Você não precisa de muito óleo de orégano para se tratar com ele. Basta uma diluição mínima deste óleo. Pessoas que o usam para este fim aconselham só 1 ou 2 gotas em um copo de água. Outros usam este óleo, na escova de dentes, para limpar os dentes e gengivas. Você pode engolir, sem problemas, o óleo de orégano, a não ser que sofra de alguma alergia específica (teste antes a sua sensibilidade, claro).
Para tratar resfriados, sinusite, alergias diversas, gengivite, cáries, amigdalite, faringite e outros itens corpo adentro e corpo afora. Parasitas, verminoses e candidíase também respondem bem ao tratamento com óleo de orégano.
Pesquisas sobre o uso do óleo essencial dos oréganos já vieram a comprovar que suas propriedades vão ainda mais longe: Em 14 pacientes que receberam administração oral de 600mg de óleo de orégano por dia após 6 semanas tiveram um completo desaparecimento de parasitas intestinais como Entamoeba hartmanni, Endolimax nana e Blastocystis hominis.
Também se constatou, a uma diluição de 2%, completa eliminação em culturas de Candida albicans (Cândida), Enterococcus fecalis, Pseudomonas aeruginosa, Staphylococcus aureus, entre muitos outros. Outro importante fator a ser falado aqui é sobre a importância em saber-se se o óleo de orégano que você tem em mãos possui princípio ativo para aquilo que é indicado.
Existem drásticas diferenças entre os tipos de óleo de oréganos e a mesma planta poderá produzir óleos essenciais com teores bem diferenciados de compostos como o Origanum vulgare ssp. vulgare que possui óleo essencial com 0.7% até 80% de carvacrol. Em substituição ao carvacrol poderão surgir outros compostos como timol, linalol, etc.
Orégano comum (Origanum vulgare ssp. vulgare) , também conhecido como orégano selvagem é o mais comum de todos comumente empregado em pizzas. Para aquilo que o orégano é normalmente indicado, este deve possuir uma porcentagem de no mínimo 65% de carvacrol, para que sua ação antimicrobial, anti-inflamatória e anticarcinogência esteja presente.
Alguns óleos desta espécie, como o proveniente da Espanha e com baixo teor de carvacrol (0.5-0.7%), possuem timol substituindo este componente, fazendo com que o óleo de orégano se assemelhe em muito, não só em cheiro mas também em indicações, ao óleo de tomilho. A planta seca possui em torno de 5% de óleo essencial.
Após conhecermos todos os benefícios do orégano para a saúde como parte dos remédios tradicionais à base de plantas, seria interessante complementar as informações dizendo que durante milhares de anos, o orégano tem sido usado como medicina herbal devido aos seus valores nutricionais que são benéficos para a saúde humana, desde o tratamento de doenças crônicas até a manutenção de uma pele saudável.
No mundo moderno, há muitas pesquisas e estudos realizados para encontrar a garantia exata sobre os benefícios para a saúde das folhas de orégano para a saúde humana. Felizmente, como parte dos ingredientes alimentares, você pode desfrutar todos os valores nutricionais de orégano em base diária.
Tamanho da dose: 100 gramas
- Gorduras 4,3 gramas
- Carboidratos 69 gramas
- Proteína 9 gramas
- Sódio 25 mg
- Potássio 1,260 mg
- Fibra 150%
- Cálcio 159%
- Ferro 204%
- Magnésio 67%
- Vitamina A 34%
- Vitamina C 3%
- Vitamina B6 50%
- Vitamina K 14%
É fundamental lembrar que o uso da medicina herbal deve ser feita com acompanhamento de um profissional adequado para evitar qualquer efeito colateral indesejável.
Veja mais detalhes sobre Temperos naturais, clicando na imagem abaixo.
Você realmente tornou esse assunto muito interessante.
Olá, muito obrigada pelo elogio, Gustavo! Conte sempre conosco!