Tempo de leitura: 3 minutos
Degeneração da cartilagem pode levar à dores constantes e limitações de movimentos. Descubra aqui como pode ser o tratamento e o que fazer para ter uma melhor qualidade de vida.
A cartilagem é um tecido que faz o revestimento das articulações e tem a função de absorver e fazer a distribuição das cargas aplicadas.
A lesão cartilaginosa é conseqüência de um trauma articular, que pode ser provocado por torção ou contusão. Pode acompanhar lesões articulares, como distensões e rupturas de ligamentos.
Quando ocorre, o corpo libera mediadores inflamatórios no interior da articulação atingida. Isso provoca uma perda estrutura e, inevitavelmente, a má distribuição do peso entre os ossos.
Os resultados podem ser deformidades, dores e limitação nos movimentos articulares, dependendo do local e do tamanho da lesão.
Causas e sintomas da osteoartrite
Osteoartrite, ou artrose como é mais conhecida, é a doença reumática mais comum que se manifesta em homens e mulheres. Cerca de 80% a 90% dos indivíduos com mais 40 anos apresentam sinais de artrose em exames de raio X, porém grande parte não apresenta sintomas evidentes da doença.
Afeta as articulações e é caracterizada pela degeneração das cartilagens somada à alterações de estruturas ósseas vizinhas, como joelho, mãos, coluna e coxofemurais. Os principais sintomas são o enrijecimento e a redução da mobilidade articular, que pode ou não passar com a movimentação.
Em geral, não há fatores para justificar casos de osteoartrite. Talvez irregularidades pequenas as superfície articular e sutis anormalidades anatômicas podem levar ao desgaste da cartilagem.
Esforço físico repetitivo, obesidade e esportes como futebol são importantes fatores de risco. Vale ficar atento!
A evolução dos sintomas é lenta e as queixas de dores nas articulações vão aumentando progressivamente com o avanço da idade.
Tratamento para degeneração da cartilagem
Ainda não existem tratamentos eficientes para retardar a evolução da degeneração da cartilagem do desgaste ou reverter a osteoartrite.
Portanto, o objetivo do tratamento é controlar os sintomas e proporcionar uma vida mais tranquila, sem dor ou limitações de movimento. E isso pode ser feito através do condicionamento físico por meio de exercícios aeróbicos.
O uso de medicamentos também pode ser muito útil. A Diacereína, por exemplo, é um anti-inflamatório não esteroidal, indicado para controlar os sintomas da artrose e afecções articulares do tipo degenerativo. Sua fórmula ajuda a amenizar as dores e oferece maior tolerância gástrica que os demais antiinflamatórios não esteroidais.
Em casos específicos e graves o tratamento deve ser cirúrgico.
Recomendações
- Ter uma postura cuidados ao se sentar, levantar objetos e andar;
- Evitar posições que forcem ou sobrecarreguem as articulações;
- Descansar por um tempo durante o dia;
- Repousar após atividades que exijam a movimentação da articulação acometida pela osteoartrite;
- Evitar carregar peso e fazer atividades de impactos repetitivos;
- Escolher sapatos confortáveis que possam oferecer uma boa base de apoio;
- Realizar exercícios isométricos para fortalecimento da musculatura e estabilidade das articulações;
- Controlar o peso.
Veja mais detalhes sobre Diacereína, clicando na imagem abaixo.