Tempo de leitura: 4 minutos
É só começar aquele vento mais geladinho que, instantaneamente, vem a preguiça de ir para a academia? Então é importante você saber que a queda de temperatura não deve ser desculpa para ficar em casa sedentário. Mas sim um grande incentivo devido aos diversos benefícios de se exercitar no frio.
Com o outono/inverno vem também a vontade de comer comidas mais calóricas e passar mais tempo embaixo das cobertas. E é, realmente, mais difícil ter disposição.
Mas se você deixa os treinamentos de lado por alguns meses, rapidamente perderá os resultados de força, rendimento e tônus muscular que ganhou. E a consequência negativa é muito sentida na volta.
Então, se você faz parte do grupo que abandona a rotina de exercícios no frio, saiba que está perdendo excelentes vantagens.
COMPRE TERMOGÊNICO NA FARMÁCIA EFICÁCIA
Para começar, nesta época os parques e academias ficam mais vazios – o que já é por si só, uma ótima vantagem para se aproveitar.
Estas também são as estações certas para começar a preparar o corpo para o verão, pois o corpo precisa de cerca de três meses para mostrar os resultados. E o tempo frio oferece o benefício de ter um gasto calórico que pode chegar a ser 30% maior que no verão.
Por isso, todo foco e disciplina são fundamentais nos seus exercícios.
8 vantagens de se exercitar no frio
1. Melhora condicionamento físico
Com temperaturas mais baixas, a tendência é que o metabolismo reduza sua atividade e, por isso, o corpo exige maior movimento para manter a temperatura estável. Uma boa dica é focar em exercícios aeróbicos que oferecem melhor condicionamento físico e mais gasto de calorias.
2. Favorece atividades intensas
Se no calor é difícil realizar atividades mais intensas e que aumentam a temperatura do corpo, a temperatura mais amena torna esta prática mais agradável.
3. Melhora a qualidade do sono
Atividades físicas favorecem o sono mais intenso e tranquilo, garantindo reparação do cansaço e mais disposição para o dia seguinte. Para garantir estes benefícios, é recomendado que os exercícios sejam realizados, no mínimo, duas horas antes da hora que for dormir.
4. Aumenta a imunidade e combate doenças típicas do frio
A prática regular de atividades físicas libera hormônios que aumentam imunidade do organismo. Logo, diminui a probabilidade de contrair problemas respiratórios, gripe e resfriados, doenças típicas do clima frio.
5. Diminui o estresse e combate a depressão
Os exercícios induzem a produção de endorfina, hormônio que proporciona sensação de prazer e bem estar. Deixar de ser sedentário ajuda a prevenir a depressão, a ansiedade, o estresse e melhora o humor.
6. Aumenta a expectativa de vida
Manter as atividades físicas durante o inverno diminui em 54% a probabilidade de problemas cardíacos e em 37% as chances de desenvolver câncer
7. Controle do peso
Durante o inverno é comum o consumo de alimentos mais calóricos e o acúmulo de gordura, já que o metabolismo fica mais lento. Por isso, continuar a rotina de exercícios durante o clima frio ajuda no controle de peso.
8. Aumento no gasto de calorias
Esta é uma vantagem que já citamos no início do texto, mas que vale reforçar. A temperatura mais baixa aumente, em até, 30% o gasto de calorias. Isso acontece porque o corpo precisa trabalhar mais para se manter aquecido.
Praticar atividades físicas regularmente é um hábito saudável e que deve ser incorporado no cotidiano, independente da estação do ano. Por isso, deixe a preguiça de lado e vá se exercitar no frio!
Veja mais detalhes sobre Café Verde, clicando na imagem abaixo.