Tempo de leitura: 4 minutos
O chá propriamente dito é o nome que se dá à bebida que é preparada a partir do vegetal chamado Camellia sinensis, que é conhecido como chá verde. Porém, a sabedoria popular deu o nome de chá a qualquer bebida que é feita com o uso de água fervente e vegetais. Em casa, você pode usar uma gama infinita de plantas medicinais para preparar chás dos mais variados tipos e com os mais diversos objetivos.
O chá foi criado há quase cinco mil anos pelos chineses e reza a lenda que um imperador chinês (Shen Nung) estava tomando água fervente em sua varanda quando uma folha caiu dentro dela e se transformou em chá. O chá além de saboroso quando usado diariamente pode ajudar na prevenção de várias doenças, como, câncer, hipertenção, aterosclerose, entre outras. Além de desintoxicar o organismo, acelerar o metabolismo, combater o colesterol ruim, a insônia, os radicais livres e etc.
Saiba como preparar os chás
Existem três formas para você preparar seu chá em casa:
Infusão
As ervas medicinais ficam no fundo da xícara e a água fervente deve ser jogada sobre elas, deixe a mistura descansar por 5 a 15 minutos, de preferência tampada para que o vapor seja abafado. As ervas também podem ser jogadas na panela com água quente, porém, nesse caso, o fogo deve estar desligado.
Essa técnica preserva algumas características essenciais das plantes, por exemplo, o óleo. E, normalmente, é utilizada para o preparo de chás a partir de folhas, flores e frutos moídos.
Decocção
Acontece quando as partas das plantas medicinais são fervidas junto com a água, durante 10 ou 15 minutos. É indicada para preparar bebidas que são à base de caule, raízes ou cascas de plantas, por exemplo, a canela e o gengibre.
Maceração
É bem diferente dos outros tipos de preparo de chá. Você deve colocar em um recipiente as ervas junto com a água fria e deixar de molho por um período que varia entre 10 e 24 horas (isso vai depender as plantas que você for utilizar). Por exemplo, se forem folhas, você deve deixar de molho por aproximadamente 10 horas, mas, se foram talos, cascas e raízes, corte-os em pedaços pequenos deixe de molho por 24 horas.
Depois do período do molho o conteúdo deve ser macerado. Esse processo é excelente, já que não há cozimento e, por isso, as propriedades terapêuticas as plantas ficam intactas.
As folhas devem ser trituras. E quanto mais triturada, melhor será seu aproveitamento.
Dicas parar preparar e consumir chás
- Utilize utensílios de porcelana, inox, cerâmica ou vidro para o preparo e/ou o armazenamento do chá;
- Use sempre água fresca, porque a água reaquecida possui menos oxigênio e isso influencia no sabor e na qualidade do chá;
- Evite adoçar o chá com açúcar ou adoçante, pois essas substâncias interferem de forma negativa nos princípios ativos das ervas, portanto, dê preferência para o mel na hora de adoçar o seu chá;
- Quando estiver com problemas pulmonares, resfriados ou febres, consuma o chá quente;
- Ingira o chá, somente, num período de 24 horas após o seu preparo, pois, a partir desse período ele começa a fermentar e causa danos à sua saúde;
- Para se obter um resultado melhor o ideal é que vocÊ toma o chá com longos intervalos entre as refeições, uma hora antes ou duas depois, a menos que o chá seja um estimulante de apetite ou auxilie na digestão;
- Para gargarejos, inalações e compressas, a concentração do chá deve ser mais forte do que seria para uso interno;
- Fique atento ao escolher as plantas que vai utilizar no preparo do seu chá, elas devem ser de qualidade e estar em perfeitas condições de consumo. Verifique, sempre, a data de validade;
- Evite ingerir chás energéticos à noite, esses devem ser consumidos pela manhã para que você tenha mais energia durante o dia, por exemplo, chá preto. À noite, dê preferência para ervais calmantes e indutoras do sono, por exemplo, camomila, erva doce, capim-limão e melissa.
Veja mais detalhes sobre Chá Afrodisíaco, clicando na imagem abaixo.
30 Sachês