Tempo de leitura: 3 minutos
Sua alimentação é equilibrada ou você comete erros na alimentação?
Uma alimentação equilibrada ajuda a manter as taxas sanguíneas e a pressão arterial em ordem, aumenta a disposição, melhora o viço da pele e mantém o peso ideal.
Mas ter uma alimentação saudável exige planejamento: é preciso variar os grupos alimentares combinando a ingestão de frutas, verduras e legumes, contar calorias e fracionar as refeições.
Além disso, a dieta equilibrada requer renúncias a alimentos, quase sempre apetitosos, que são ricos em gordura e açúcar.
Confira os 5 maiores erros na alimentação e aprenda a evitá-los:
O café da manhã é uma etapa da alimentação essencial à saúde. Controla o peso e favorece o equilíbrio entre as atividades feitas e alimentos consumidos durante o dia.
Os nutrientes não consumidos nas primeiras horas do dia não serão compensados em refeições seguintes. A conclusão é simples: aqueles que tomam café da manhã têm melhor aporte nutricional diário.
Estudos relacionam o hábito do desjejum à manutenção da memória e facilidade na resolução de problemas e é fundamental para o bom funcionamento intestinal, prevenindo doenças do sistema digestivo.
- Pular as refeições
Hábito de quem diz não ter tempo para comer ou de quem quer emagrecer em 1 semana, pular as refeições é um crime contra a saúde. A prática faz com que o corpo chegue mais faminto à próxima refeição. Além disso, pode provocar um aumento na resposta de insulina, o que acarretaria acúmulo de gordura.
O fracionamento da alimentação ao longo do dia, com a inclusão do café da manhã e lanches, evita os ataques de gula e ainda ajuda a equilibrar melhor o que é consumido e gasto.
O ideal é comer de três em três horas. Fracione as refeições com a inclusão de alimentos saudáveis, como cereais integrais, iogurtes desnatados e frutas.
Tudo que é consumido em excesso põe a saúde em risco. Quando o exagero ocorre por conta da ingestão de doces e sal, os prejuízos são ainda maiores.
O sal aumenta a pressão sanguínea e pode facilitar a retenção hídrica, o que provoca inchaço. Já o consumo exagerado de açúcar está associado à obesidade e ao aparecimento de doenças cardíacas, diabetes e a alguns tipos de câncer.
- Comer carne vermelha todos os dias
Substituir a ingestão diária de carne vermelha por leguminosas (soja, feijões e lentilha), cereal (arroz selvagem, aveia e milho) e pelas sementes oleaginosas (castanha, noz e amendoim) pode ser o caminho para uma alimentação mais saudável e uma vida duradoura.
Não é preciso riscar a carne e seus derivados do cardápio. Basta consumi-los com moderação, de duas a três vezes por semana.
A água é essencial para o bom funcionamento do organismo, além de ser responsável pela boa aparência da pele e dos cabelos. Melhora o processo digestivo; facilita a absorção de nutrientes ao conferir quantidade ideal de sangue para transportá-los; controla a temperatura corporal e diminui o risco de infecções.
A quantidade ideal varia de pessoa para pessoa, mas a média recomendada é a ingestão de dois litros por dia.
Conheça o produto Mangosteen, clicando na imagem abaixo.
Mangosteen 200mg – 90 Cápsulas
Mangosteen é uma fruta nacional conhecida por sua ação antioxidante, fortalecimento do sistema imunológico, controle do colesterol e do peso.