Tempo de leitura: 2 minutos
As causas da retenção de líquido podem variar muito, desde a reação do corpo às altas temperaturas, a alta ingestão de sal ou devido às alterações hormonais associadas ao ciclo menstrual.
O excesso de transpiração causado pelos dias mais quentes é um dos agravantes dos problemas de circulação. No calor, acontece a vasodilatação, que é o aumento do volume dos vasos sanguíneos. Esse processo faz com que o corpo acumule mais líquidos e necessite de ajuda para eliminar esses excessos.
Outra causa importante na retenção de líquido é o abuso na ingestão de sal. O principal componente do sal é o sódio. Quando você consome muito sal, seu corpo dilui o sódio com água. O sal irá te fazer sentir sede, e o seu corpo irá reter a água que você ingerir.
Existe também a retenção de líquido de origem hormonal causada pelos altos níveis de alguns hormônios como a insulina, necessária para processar o açúcar; a cortisona que é produzida quando está sobre stress; o estrogênio e a progesterona.
Retenção de líquido o que fazer? Veja 5 dicas para combater a retenção de líquido.
A água continua sendo a inimiga número 1 da retenção de líquido.
Só ela é capaz de proteger da desidratação e regular a temperatura do corpo ao longo do dia, combatendo o efeito de inchaço que atinge pernas, braços, bumbum e até o rosto.
Ela mantém a hidratação, garante seu organismo em pleno funcionamento e combate a retenção de líquidos.
Os exercícios físicos também são ótimos aliados na luta contra o inchaço. A malhação estimula a circulação e o fluxo de líquidos e nutrientes pelo corpo, o que evita a formação de edemas.
- Faça exercícios regulares. Uma caminhada, uma corrida ou andar de bicicleta podem fazer milagres.
- Tire o saleiro da mesa. Para que a comida não fique sem graça, substitua osal por limão e ervas como orégano, manjericão e hortelã.
- Coma banana. As bananas são ricas em potássio que ajuda na diminuição da retenção de líquidos.
- Tome vitaminas. Quando se sentir inchada aumente o consumo das vitaminas A e C. Ambas reduzem a fragilidade dos capilares e reduzem a retenção de água.
A retenção de líquidos na maioria das vezes não passa de um pequeno incômodo. Se já se tornou algo comum no seu dia-a-dia talvez seja hora de consultar um médico da especialidade.